quinta-feira, 10 de abril de 2008

Zeppole


zeppole”


4 ovos inteiros, 175 gr de farinha de trigo, 200 gr de agua, 100 gr de manteiga, 1 pitada de sal, oleo para fritura. açucar de confeiteiro.


para o creme:


200 ml de leite (primeiro leite), 1 colher (sopa) de amido de milho, 1 colher (sopa) de farinha de trigo, 1 ovo, 5 gemas passadas pela peneira, 300 ml de leite (segundo leite), 110 g de açúcar, 1/2 fava de baunilha aberta ao meio (ou gotas de baunilha), 60 g de manteiga


Preparo:


Dissolva o leite, o amido de milho e a farinha de trigo. Acrescente o ovo e as gemas. Reserve. Misture os 300 ml de leite com o açúcar e a fava de baunilha. Leve para ferver. Adicione a mistura do primeiro leite ao segundo (que tem amido, ovo e gema). Mexa sem parar ate’ engrossar e começar a borbulhar. Retire do fogo e acrescente a manteiga. Leve a batedeira em velocidade baixa so’ para esfriar. Passe o creme por uma peneira fina e coloque numa tigela.
Agora vamos fazer as “zeppole”:


Coloque a agua com uma pitada de sal em uma panela e leve ao fogo, quando começar ferver coloque toda a farinha e mexa tudo com uma colher de madeira, ate’ a massa desgrudar do fundo da panela (cuidado para nao deixar encaroçar). Tire do fogo, deixe repousar e quando esfriar coloque os ovos e a manteiga e misture tudo energicamente, criando uma massa bem amalgamada. Com o saco de confeitar e coloque dentro uma boa quantidade da massa e faça circulos em forma de “rosquinhas”. Se preferir as “zeppole” menos caloricas, forre uma assadeira com papel manteiga e asse as “zeppole” em forno a 180°C por 20 minutos. Mas se voce preferir saborear as verdadeiras “zeppole”, devera’ frita-las em bastaste oleo quente, e retirando-as ainda bem clarinhas. Depois de frias, polvilhe com açucar de confeiteiro, e novamente use o saco de confeitar com o creme e preencher com este o buraco central das “zeppole”. Querendo voce pode enfeitar o centro com um pouco da geleia de sua preferencia…e buon appetito!!

Nenhum comentário:

minha familia

minha familia